Informativo

Rio, 31 de janeiro de 2014              

Participe da mobilização por um Rio Mais Acessível

O Rio vai sediar em 2016 os Jogos Paralímpicos, mas ainda tem problemas sérios para assegurar o direito de ir e vir das pessoas com deficiência. É esperado um público de 600 mil pessoas - boa parte turistas e cerca de 4.200 atletas com deficiência de 150 países - e o Rio não está preparado nem para recebê-los, nem para tratar com dignidade os 1,5 milhão de pessoas com deficiência que vivem no  município, conforme estimativa do Censo IBGE. Faça parte da corrente de mobilização por um Rio mais acessível! Clique no link e pressione também por mudanças.

Desde dezembro de 2013, o IBDD desenvolve parceria com a Rede Mobilizadora Meu Rio, formada por cidadãos que se mobilizam para participar ativamente do processo de construção de um Rio de Janeiro mais digno e justo. Como parte da mobilização, o IBDD enviou uma carta-manifesto ao presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Sir Philip Craven, em que chama atenção para a situação constrangedora de falta de acessibilidade no Rio, já que o Comitê é uma entidade que tem como objetivo "atuar como um agente de transformação para quebrar as barreiras da discriminação para pessoas com deficiência”.

Meu Rio e o IBDD também estiveram juntos na mobilização por Emenda ao orçamento municipal de 2014, que não foi aprovada pela Câmara dos Vereadores, para obrigar a Prefeitura a investir 20 milhões de reais na adaptação de um terço dos 1.327 prédios públicos municipais. Em 2009, o Instituto ganhou na Justiça decisão em Ação Civil Pública que determinou que a Prefeitura tornasse acessível para as pessoas com deficiência, no prazo de um ano, todas as edificações públicas - como escolas, hospitais, teatros e universidades.

O Município, entretanto, se recusa a cumprir essa determinação, mesmo diante do orçamento municipal de 27 bilhões de reais previstos para 2014. “Diante dos grandes investimentos que vêm sendo feitos na cidade para receber a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, não dá para entender porque a prefeitura não constrói também acessibilidade em nossa cidade” protesta Teresa Costa d’Amaral, superintendente do IBDD.

 Você pode participar deste processo de mobilização por mudanças decisivas na cidade do Rio de Janeiro. Clique no link da plataforma Panela de Pressão e pressione por um Rio mais acessível, justo e digno para todos os seus cidadãos. O descaso dos governantes não poderá nos deter. Não deixe de participar. O IBDD conta com você.

 

campanha por um rio mais acessivel

Campanha por um Rio mais acessível

 

 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade